quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Consciência Planetária - Água- Parte I

Projeto “Desenvolvendo a Consciência Planetária –


Que mundo deixaremos às futuras gerações?”

                                                            
O Projeto “Desenvolvendo a Consciência Planetária – Que mundo deixaremos às futuras gerações?" Compõe as atividades a serem desenvolvidas na Escola durante todo o ano letivo de 2010. Explicitarei algumas atividades realizadas ou a se realizar durante o projeto. Definimos como objetivo proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos a cerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.

Para contemplarmos a temática proposta, definimos alguns sub-temas na tentativa de uma melhor organização, estrutura de conteúdos para alcançarmos os objetivos com êxito. Os sub-temas são: a água, o lixo e a reciclagem, o aquecimento global, as mudanças climáticas, desmatamento, ética ambiental e cidadania.

No item água, objeto da explanação dessa atividade, foi possível fazer ligações importantes com o nosso corpo, a música e a arte, como também as tecnologias existentes na escola como TV, vídeo, DVD, som, computador, portadores de leituras: livros, jornais, revistas.

Público alvo: 1º ano do ensino fundamental menor. Faixa etária: 6 a 7 anos.

Objetivo Geral: Compreender a importância da água para a vida no planeta como também a necessidade de preservá-la.

Objetivos específicos: Reconhecer que a água está presente no nosso corpo, como também nas plantas e animais fazendo parte de nós e do planeta.

Perceber a importância da água para a existência da vida.

Compreender o sofrimento causado pelos acontecimentos metereológicos, geológicos, calamidades, como secas e enchentes.

Relacionar músicas, pinturas, poesias, notícias de jornais e revistas com o tema. Interpretando as informações que estas diversas linguagens oferecem.

Utilizar as diversas tecnologias existentes na escola como também construir materiais para seus usos.

Conteúdos: A água no nosso corpo.

A água no planeta

O tratamento da água

O ciclo da água

Preservação e utilidade da água

Estratégias pedagógicas: Metodologia da pesquisa sendo através dos livros, revistas, jornais escritos e telejornais, vídeos, músicas, poesias e internet. Aulas expositivas, experienciadas e dialogadas.

Avaliação: A avaliação se dará através da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas sejam elas escritas, orais, corporais. Auto-avaliação, avaliação do desenvolvimento do trabalho e dos resultados na escola.

Desenvolvimento de uma aula: 1

Duração: 2 aulas

Estratégia:

# A partir da releitura (pintura da tela estudada sob o olhar dos alunos com guache em cartolina.) da obra de Portinari “Retirantes”, 1944. Painel a óleo sobre tela, 190x180cm. Museu da Arte de São Paulo. Os alunos puderam conhecer um pouco da história de vida desse artista, suas obras, dando enfoque as que retratavam ou lembravam o tema estudado como Retirantes, Menino Retirante Segurando Bauzinho entre outras.

# Fazer registro coletivo sobre as impressões dos alunos sobre a obra e sobre a realidade do povo com relação ao tema estudado.

# Visitar o site do Projeto Portinari, navegar em seus links e brincar com os jogos on line. http://www.%20portinari.org.br/

Desenvolvimento de aula: 2

Duração: 5 aulas

Estratégia:

# Após vários momentos de discussões a cerca dos acontecimentos sobre as enchentes que assolaram o Rio de Janeiro, mais atualmente Recife e Alagoas, os alunos registrariam isso através de desenhos, acrescentando legendas aos mesmos, indicando o que representaram.

# Num segundo momento, na roda, os alunos foliariam jornais onde houvesse notícias sobre esses e outros assuntos, primeiramente fazendo a pseudo-leitura das noticias pela imagem, dando suas opiniões sobre o que achavam que estava escrito nos textos e posteriormente seria feita a leitura com ajuda do professor. Nessa etapa do trabalho os jornais devem ser “analisados” pelos alunos para que verifiquem que tipos de notícias aparecem nesse meio de comunicação, quais as maneiras de chamar a atenção para uma notícia, como é dividido o jornal, que tipos de notícias existem em jornais? Nessa segunda etapa os alunos devem transformar seus primeiros desenhos e legendas em notícias de jornais individualmente, depois em grupo e por último montando um jornal com alguns cadernos que o compõe.

# Essas notícias podem ser dramatizadas como apresentação de um telejornal, para isso deveremos assistir algum telejornal (levar gravado), verificar comportamento, vestimenta, locução e fazer o nosso para a turma. Escrever as notícias. Os alunos ditam ao professor, que fará junto com a turma os devidos acertos com relação a ortografia,pontuação,concordância.

# Após, os alunos transformarão essas notícias em um programinha de rádio. Como a escola não tem sistema interno de som, grava-se o programa em fitas cassetes e na hora do intervalo convidaremos alguns colegas de outras turmas para ouvi-lo juntamente conosco. Anteriormente deverá se ouvir na sala programas de rádio para observarmos a dinâmica desse veículo.

Observação:

As atividades desenvolvidas podem ser fotografadas e/ou filmadas para que possa ser usado num blog, site da escola (se estes forem montados), como também como instrumento de avaliação para a turma. Essa avaliação pode considerar desde o desenvolvimento dos trabalhos, envolvimento da turma, auto-avaliação, como também dos objetivos e conteúdos atingidos pelo grupo, professor e escola.

Desenvolvimento de aula: 3

Duração: 3 aulas

Estratégia:

# Fazer registros coletivos e individuais das atividades desenvolvidas: desenhos com legendas, notícias de jornais escritos e televisivos, produções textuais, entre outros.

#Trabalhar no laboratório de informática, o uso “básico” de comandos do computador: liga e desliga e conhecer inicialmente (para esse trabalho, podendo ser ampliado para melhor utilização posteriormente) o editor de texto para digitação.

# Os alunos da turma podem contribuir na produção do site ou blog da escola levando seus trabalhos para scanear, digitar frases ou pequenos textos, previamente trabalhados em sala para compor o trabalho final, ou seja, registrar no blog suas descobertas, seus progressos, os passos dos trabalhos desenvolvidos como também fazendo pesquisas, sendo orientados pelo professor no acesso a internet. Para isso o professor deve ter em mãos sites interessantes sobre os temas trabalhados.

# Visitação ao blog/site após ser construído e uso do mesmo em diversos momentos na escola e em casa.

Observação: As crianças contribuirão com materiais para compor o blog inicialmente e não o “construirão”, podendo fazer isso com o desenrolar dos trabalhos posteriormente.
                 
                  Projeto anual da Escola Estadual Dr Maia Neto (Natal - RN). Elaborado pela equipe pedagógica e desenvolvido pela equipe docente. As atividades acima descritas foram elaboradas e desenvolvidas numa sala de primeiro ano pela professora regente Celina Damasceno.



Nenhum comentário: