quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"A 'intocável' figura da professora"

      Dia desses tive que colocar o carro na oficina e meu namorado me socorreu levando-me ao trabalho de moto. Pois bem, na frente da escola, já aguardavam algumas crianças para entrar e no meio delas, Fernanda (4 anos), uma das minhas alunas, bastante "desenvolvida", diga-se de passagem, para não dizer peralta. (rsrsrsrsrs). E já ouvi de longe aquele conhecido: "Tiiiiaaaaa!!!"
      Momentos depois, já na rodinha (atividade inicial da rotina, na maioria das salas de Educação Infantil), Fernanda não se continha, querendo falar, levantando a mão para pedir a vez... E eu já imaginando o que vinha pela frente!!
-  Tia, cadê seu carro?
- Quebrou! Tive que deixar na oficina (Todos na roda queriam saber qual o problema do carro).
- Como você veio?
- De moto.
-  Nammm, por que não veio de ônibus, tia???
- Não daria tempo de chegar aqui na hora.
- Quem veio lhe deixar?
- Meu namorado.
- Namorado? (Com uma cara de espanto, hilária!)
- E professora namora??
-  Por que não, Fernanda? (As outras crianças não deram opiniões nesse momento, apenas ouviam)
- Porque você usa óculos.
-  E o que tem isso?
- Minha mãe usa óculos e não namora.
- Mas não é por isso que ela não namora. Deve haver outro motivo.
- Tia, óculos atrapalha, bate na barba! (Meu namorado usa barba e ela prestou atenção em todos os detalhes, perceberam?)
- Não atrapalha, não.
- Namm, tia!! (Balançando a cabeça desconsolada)

     O restante da tarde e ainda por vários dias, esse assunto, vez ou outra, aparecia em suas brincadeiras e falas.  Na caixa de areia recebemos a visita da coordenadora e Fernanda logo veio comentar com ela e se certificar se professoras poderiam namorar e com a resposta positiva fez cara de decepção novamente.
     No faz-de-conta, queria saber se poderia chamar o coleguinha de marido. Mas depois, sem esperar uma resposta minha, foi logo dizendo: "Não pode, não, né tia? Por que todo mundo é irmão de Jesus e irmãos por parte de Jesus não pode". 

     Será que ela acha que sendo as professoras também irmãs de Jesus, não podem namorar? (Rsrsrsrsrsrs)
Vai entender essa idealização que se faz dos professores de maneira geral e principalmente no imaginário das crianças?!
      Algum(a) "Psicologo(a)" por aí pode fazer suas considerações?

Celina Damasceno

2 comentários:

Claudia Mércia disse...

com certeza, criança diz cada uma !!!!!!! rsrsrsrsrsrs amei as observações feita por sua aluna, como ela observou bem!!!!! Celina parabéns, seu blog ficou ótimo! beijos!

Anônimo disse...

Quando leio este texto, divirto-me muito. É interessante a lógica da criança. Lembrei-me, no entanto, que muitos adultos usam dessa lógica, para analisar os professores também. Quem dera fossem só as crianças que usassem dessa lógica.